quarta-feira, 25 de agosto de 2010

25/08/2010 - Lenda da Mula sem Cabeça

Hoje acompanhamos a  Lenda da Mula sem Cabeça - que tenta assustar as pessoas que saem de casa em noite de lua cheia de sexta feira.
 
Lenda apresentada em duas versões:

a) Lida do livro supra citado: rainha que devorava cadáver de criancinhas enterradas na véspera. O rei desconfiado das saídas dela em noites de sextas feiras de lua cheia, resolve segui-la disfarçadamente e descobre tudo. Grita de horror. A rainha, descoberta, grita mais ainda, perde a cabeça, vira mula que solta fogo, e fica dando galopes toda sexta feira de lua cheia.

b) Contada: moça que namora com um padre, descoberta, perde a cabeça, vira mula que solta fogo e fica galopando às sextas feiras de lua cheia.

Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje (ou puderam escolher entre as versões contadas/lidas) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Conforme terminavam, podiam ler livros livremente ou ficar no solário com responsabilidade.

Estamos seguindo a estrutura e a sequência de textos do livro "Nosso Folclore", da AM Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário